Aulas


2º BIMESTRE

Representações Gráficas
Atividade 01
 No caderno.
Grupo com 06 alunos.
Tarefa para todos do grupo:
1 – Ler e analisar – inclusive as imagens – páginas 32 e 33.
2 – Copiar e responder no caderno os exercícios da página 33.
3 – Apresentação e correção (organização do Professor).

Unidade 2 – Globalização e Organizações Mundiais.
  • Roteiro da aula:
Ler e analisar páginas 36 e 37.
Localizar no mapa mundi os continentes, países ou locais descritos nas imagens.

Atividade 02
Copiar e responder, individualmente, no caderno as questões do quadro “Começando a unidade” (página 37).

Tema 1 - Globalização e seus efeitos
GLOBALIZAÇÃO: Processo de interligação mundial nos campos econômico, cultural e histórico. Esse processo teve como marco inicial o período das Grandes Navegações (séc. XV) e acelerou-se muito depois da Segunda Guerra Mundial (séc. XX), graças aos avanços tecnológicos nos meios de transporte, nas comunicações e informática - “período técnico-científico-informacional” – bem como ao fortalecimento do CAPITALISMO.

FASES DA GLOBALIZAÇÃO:

  • Grandes Navegações: séc. XV e XVI
  • Revolução Industrial: séc. XVII
  • Capital Financeiro: séc. XIX e XX
  • Período técnico-científico-informacional: fase atual:

Computadores
Microeletrônica
Satélite
Internet
Carros
Celulares
Telefonia
Biotecnologia
Avião à jato
Robótica

EMPRESAS TRANSNACIONAIS: antigamente chamadas de multinacionais, são empresas que possuem sua sede no país de origem, mas que têm produção e consumo de seus produtos em várias partes do mundo, através das suas filiais.
clique para ampliar

Como conseqüência da ação das transnacionais temos:

  • Grande fluxo de mercadorias e capital.
  • Modernização tecnológica da produção.
  • Influências culturais.
  • Diminuição da necessidade de mão-de-obra
clique para ampliar


Atividade 03
No caderno
Individual
Tarefa:
01 – Faça uma pesquisa, recorte e cole no seu caderno o logotipo ou marca de empresas estrangeiras que atuam no Brasil e identifique seus respectivos países de origem.
02 – Pesquise quais são as multinacionais brasileiras e organize uma tabela com seus nomes e área de atuação.

Tema 2 – Globalização e meio ambiente
  • Roteiro da aula:
Ler e analisar Tema 2.
Identificar e anotar no caderno:
01 – Os principais problemas ambientais da atualidade e suas consequências para a humanidade.
02 – As principais conferências ambientais e o que elas efetivamente fizeram para solucionar os problemas relacionados ao meio ambiente.




ASSISTIR: A HISTÓRIA DAS COISAS; LIXO DIGITAL; RIO

 +20 e BLOCOS ECONÔMICOS.



A História das Coisas
Lixo Digital – parte 1 (parte 2 a 6 no youtube)
 
Blocos Econômicos – parte 1
Blocos Econômicos – parte 2
Rio + 20

Durante a apresentação fazer anotações para a realização de uma atividade.

Atividade - VÍDEOS


Produza uma análise crítica dos vídeos  - A História das Coisas; Lixo Digital (6 partes) e Blocos Econômicos (2 partes) - relacionando-os com a globalização.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

1º BIMESTRE

GEOGRAFIA NA ESCOLA

1 – Conceito
Geografia é a ciência que estuda o espaço geográfico.

1.1   – Ciência
       Conjunto de estudos/conhecimentos sistematizados (organizados por métodos) a respeito de um objeto de estudo.

1.2   Método Científico
a)      Observação de algo.
b)      Formulação de hipóteses.
c)       Realização de testes e experimentos.
d)      Análise dos resultados.
e)      Se houver comprovação das hipóteses: divulgação dos resultados.
Se não houver comprovação volta a etapa b).

2 - Espaço Geográfico
É o objeto de estudo da geografia. É nele que acontecem as relações ou interação dos elementos (objetos) humanos, sociais ou culturais entre si ou, ainda, entre eles e os elementos (objetos) naturais.

Elemento humano
Elemento natural
Objetos Naturais e Humanos do Espaço Geográfico
A interação entre os objetos naturais e os elementos sociais ocorrem nos mais variados níveis: local, regional, nacional e internacional.

NÍVEIS DO ESPAÇO GEOGRÁFICO:
Local
Regional
Nacional
Mundial


3 – Porque é importante estudar geografia
Todas as disciplinas têm como objetivo ajudar na compreensão mundo que nos rodeia e nos fatos que influenciam nossa vida.
A partir dessa reflexão, as ações que busquem as transformações necessárias a uma vida melhor, tornam-se possíveis.
Neste contexto a geografia desempenha um papel de grande importância, pois o seu objeto de estudo se ocupa de muitos assuntos importantes e atuais:

·         A relação entre a qualidade na educação e o nível de desenvolvimento dos países.
·         Desemprego X sobra de vagas sem preenchimento.
·         Fome X desperdício de comida.
·         Violência urbana.
·         Lixo e poluição X padrão de vida.
·        As guerras, conflitos e terrorismo.
·         Fenômenos naturais e tragédias sociais.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

TABELAS E GRÁFICOS

1 - Tabelas:
Conjunto de dados organizados em linhas e colunas, que tem por objetivo facilitar a compreensão das informações, evitando-se erros e perda de tempo.

2-Gráficos:
São recursos visuais utilizados para leitura de informações sobre aspectos e processos naturais, sociais e econômicos, o gráfico representa as informações através de formas geométricas de maneira exata, os gráficos são classificados em Gráfico de colunas, circular e de linha.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------


UTILIZAÇÃO DO LIVRO
Siga o passo-a-passo:


1º - Conhecer o livro (explorar a capa, contracapa, preencher os dados do aluno, qual a editora? o(s) autor(es) do livro?, ler a apresentação, ler a organização da unidade (págs 4 e 5) e o sumário da Unidade 1.

2º - Apresentar a Unidade 1 (ler as duas páginas inicias da Unidade 1, analisar as fotos e/ou mapas e responder o quadro “Começando a unidade”: págs. 10 e 11).

3º - “Compreender um texto” (esse item é o último da Unidade 1. Ler atentamente o texto e não esquecer de analisar as imagens. 8º ANO págs. 36 e 37).

4º - ATIVIDADE 5 – NO CADERNO (copiar e responder todas as 6 questões: 8º ANO págs. 37).

5º - Ler toda a Unidade 1 (separe a Unidade em assuntos e leia um pouco de cada vez, 4 a 5 páginas por dia são suficientes ou de acordo com a indicação do professor em sala de aula).

------------------------------------------------------------------------------------------------------------


UNIDADE 1 – PAÍSES E CONFLITOS MUNDIAIS
TEMA 1 – ESTADO, NAÇÃO, TERRITÓRIO E PAÍS
TEMA 2 – AS GRANDES GUERRAS E A GUERRA FRIA
RESUMO (PÁGS. 12 A 16)
  • O mapa mundi mudou muito nos últimos anos e ainda mudará bastante (Sérvia em 2006; Sudão do Sul 2011; Região da Catalunha – Deseja sua independência da Espanha).
   
Sérvia
Catalunha
Sudão do Sul

  • Estado: Organização política, ou seja, é o governo organizado em seus três poderes: legislativo, executivo e judiciário.
  • Nação: Conjunto de pessoas com os mesmos laços históricos, culturais ou étnicos.
  • Território: Porção de terra delimitada por fronteiras.
  • País: Território + Nação + Estado. 

Guerras Mundiais:
  • Capitalismo –> Grandes Navegações -> Revolução Industrial –> Metrópoles: Necessidade de aumentar os lucros X Colônias: fornecimento de mais matérias-primas e mercado consumidor.
Grandes Navegações
Revolução Industrial
Pacto Colonial

  • Disputas e tensão entre as Metrópoles europeias, com desvantagem para Alemanha e Itália.
  • Resultado: Primeira Guerra Mundial (20 milhões de mortos).
  • Segunda Guerra Mundial: Continuação da Primeira Guerra, com muito mais tecnologia e destruição (50 milhões de mortos), bem como com a inserção de outros países:

Estados Unidos e União Soviética eram rivais, mas tiveram que se unir temporariamente, durante a 2ª Guerra, contra a poderosa Alemanha.

"Ganhadores"
Capitalismo
"Perdedores"
Nazismo - Totalitarismo
"Ganhadora"
Socialismo
FRANÇA
INGLATERRA
ESTADOS UNIDOS
e outros aliados
ALEMANHA
ITÁLIA
JAPÃO
UNIÃO SOVIÉTICA
Com o fim da 2ª Guerra surgem duas superpotências: Estados Unidos (capilatista) e União Soviética (socialista), que iniciam uma disputa pelo poder mundial, iniciando a Guerra Fria