2º BIMESTRE
Representações
Gráficas
Atividade 01
No caderno.
Grupo com 06 alunos.
Tarefa para todos do grupo:
1 – Ler e analisar – inclusive as imagens – páginas
32 e 33.
2 – Copiar e responder no caderno os exercícios da
página 33.
3 – Apresentação e correção (organização do
Professor).
Unidade 2 –
Globalização e Organizações Mundiais.
- Roteiro da aula:
Ler e analisar páginas 36 e 37.
Localizar no mapa mundi os continentes, países ou
locais descritos nas imagens.
Atividade 02
Copiar e responder, individualmente, no caderno as
questões do quadro “Começando a unidade” (página 37).
Tema 1 - Globalização e seus efeitos
GLOBALIZAÇÃO: Processo de interligação mundial nos
campos econômico, cultural e histórico. Esse processo teve como marco inicial o
período das Grandes Navegações (séc. XV) e acelerou-se muito depois da Segunda
Guerra Mundial (séc. XX), graças aos avanços tecnológicos nos meios de
transporte, nas comunicações e informática - “período
técnico-científico-informacional” – bem como ao fortalecimento do CAPITALISMO.
FASES DA GLOBALIZAÇÃO:
- Grandes Navegações: séc. XV e XVI
- Revolução Industrial: séc. XVII
- Capital Financeiro: séc. XIX e XX
- Período técnico-científico-informacional: fase atual:
Computadores
|
Microeletrônica
|
Satélite
|
Internet
|
Carros
|
Celulares
|
Telefonia
|
Biotecnologia
|
Avião à jato
|
Robótica
|
EMPRESAS TRANSNACIONAIS:
antigamente chamadas de multinacionais, são empresas que possuem sua sede no
país de origem, mas que têm produção e consumo de seus produtos em várias partes
do mundo, através das suas filiais.
![]() |
clique para ampliar |
Como conseqüência da ação das
transnacionais temos:
- Grande fluxo de mercadorias e capital.
- Modernização tecnológica da produção.
- Influências culturais.
- Diminuição da necessidade de mão-de-obra
No caderno
Individual
Tarefa:
01 – Faça uma pesquisa, recorte e cole no seu caderno o logotipo ou marca de empresas estrangeiras que atuam no Brasil e identifique seus respectivos países de origem.
02 – Pesquise quais são as multinacionais brasileiras e organize uma tabela com seus nomes e área de atuação.
Tema 2 –
Globalização e meio ambiente
- Roteiro da aula:
Ler e analisar Tema 2.
Identificar e anotar no caderno:
01 – Os principais problemas ambientais da
atualidade e suas consequências para a humanidade.
02 – As principais conferências ambientais e o que
elas efetivamente fizeram para solucionar os problemas relacionados ao meio
ambiente.
ASSISTIR: A HISTÓRIA
DAS COISAS; LIXO DIGITAL; RIO
+20 e BLOCOS ECONÔMICOS.
+20 e BLOCOS ECONÔMICOS.
Durante a
apresentação fazer anotações para a realização de uma atividade.
Atividade - VÍDEOS
Produza uma análise crítica dos vídeos
- A História das Coisas; Lixo Digital (6 partes) e Blocos Econômicos (2
partes) - relacionando-os com a globalização.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1º BIMESTRE
GEOGRAFIA NA ESCOLA
1 – Conceito
Geografia é a ciência que estuda o espaço geográfico.
1.1 – Ciência
Conjunto de estudos/conhecimentos sistematizados (organizados por métodos) a respeito de um objeto de estudo.
1.2 Método Científico
a) Observação de algo.
b) Formulação de hipóteses.
c) Realização de testes e experimentos.
d) Análise dos resultados.
e) Se houver comprovação das hipóteses: divulgação dos resultados.
Se não houver comprovação volta a etapa b).
2 - Espaço Geográfico
![]() |
Elemento humano |
![]() |
Elemento natural |
![]() |
Objetos Naturais e Humanos do Espaço Geográfico |
NÍVEIS DO ESPAÇO GEOGRÁFICO:
Local
|
Regional
|
Nacional
|
Mundial
|
3 – Porque é importante estudar geografia
Todas as disciplinas têm como objetivo ajudar na compreensão mundo que nos rodeia e nos fatos que influenciam nossa vida.
A partir dessa reflexão, as ações que busquem as transformações necessárias a uma vida melhor, tornam-se possíveis.
Neste contexto a geografia desempenha um papel de grande importância, pois o seu objeto de estudo se ocupa de muitos assuntos importantes e atuais:
· A relação entre a qualidade na educação e o nível de desenvolvimento dos países.
· Desemprego X sobra de vagas sem preenchimento.
· Fome X desperdício de comida.
· Violência urbana.
· Lixo e poluição X padrão de vida.
· As guerras, conflitos e terrorismo.
· Fenômenos naturais e tragédias sociais.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
TABELAS E GRÁFICOS
1 - Tabelas:
Conjunto de dados organizados em linhas e colunas, que tem por objetivo facilitar a compreensão das informações, evitando-se erros e perda de tempo.
2-Gráficos:
São recursos visuais utilizados para leitura de informações sobre aspectos e processos naturais, sociais e econômicos, o gráfico representa as informações através de formas geométricas de maneira exata, os gráficos são classificados em Gráfico de colunas, circular e de linha.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
2º - Apresentar a Unidade 1 (ler as duas páginas inicias da Unidade 1, analisar as fotos e/ou mapas e responder o quadro “Começando a unidade”: págs. 10 e 11).
3º - “Compreender um texto” (esse item é o último da Unidade 1. Ler atentamente o texto e não esquecer de analisar as imagens. 8º ANO págs. 36 e 37).
4º - ATIVIDADE 5 – NO CADERNO (copiar e responder todas as 6 questões: 8º ANO págs. 37).
5º - Ler toda a Unidade 1 (separe a Unidade em assuntos e leia um pouco de cada vez, 4 a 5 páginas por dia são suficientes ou de acordo com a indicação do professor em sala de aula).
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
São recursos visuais utilizados para leitura de informações sobre aspectos e processos naturais, sociais e econômicos, o gráfico representa as informações através de formas geométricas de maneira exata, os gráficos são classificados em Gráfico de colunas, circular e de linha.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
UTILIZAÇÃO DO LIVRO
1º - Conhecer o livro (explorar a capa, contracapa, preencher os dados do aluno, qual a editora? o(s) autor(es) do livro?, ler a apresentação, ler a organização da unidade (págs 4 e 5) e o sumário da Unidade 1.
2º - Apresentar a Unidade 1 (ler as duas páginas inicias da Unidade 1, analisar as fotos e/ou mapas e responder o quadro “Começando a unidade”: págs. 10 e 11).
3º - “Compreender um texto” (esse item é o último da Unidade 1. Ler atentamente o texto e não esquecer de analisar as imagens. 8º ANO págs. 36 e 37).
4º - ATIVIDADE 5 – NO CADERNO (copiar e responder todas as 6 questões: 8º ANO págs. 37).
5º - Ler toda a Unidade 1 (separe a Unidade em assuntos e leia um pouco de cada vez, 4 a 5 páginas por dia são suficientes ou de acordo com a indicação do professor em sala de aula).
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
UNIDADE 1 – PAÍSES E CONFLITOS MUNDIAIS
TEMA 1 – ESTADO, NAÇÃO, TERRITÓRIO E PAÍS
TEMA 2 – AS GRANDES GUERRAS E A GUERRA FRIA
RESUMO (PÁGS. 12 A 16)
- O mapa mundi mudou muito nos últimos anos e ainda mudará bastante (Sérvia em 2006; Sudão do Sul 2011; Região da Catalunha – Deseja sua independência da Espanha).
Sérvia
|
Catalunha
|
Sudão do Sul
|
- Estado: Organização política, ou seja, é o governo organizado em seus três poderes: legislativo, executivo e judiciário.
- Nação: Conjunto de pessoas com os mesmos laços históricos, culturais ou étnicos.
- Território: Porção de terra delimitada por fronteiras.
- País: Território + Nação + Estado.
Guerras Mundiais:
- Capitalismo –> Grandes Navegações -> Revolução Industrial –> Metrópoles: Necessidade de aumentar os lucros X Colônias: fornecimento de mais matérias-primas e mercado consumidor.
Grandes Navegações
|
Revolução
Industrial
|
Pacto Colonial
|
- Disputas e tensão entre as Metrópoles europeias, com desvantagem para Alemanha e Itália.
- Resultado: Primeira Guerra Mundial (20 milhões de mortos).
- Segunda Guerra Mundial: Continuação da Primeira Guerra, com muito mais tecnologia e destruição (50 milhões de mortos), bem como com a inserção de outros países:
Estados Unidos e União Soviética eram
rivais, mas tiveram que se unir temporariamente, durante a 2ª Guerra, contra
a poderosa Alemanha.
|
||
"Ganhadores"
Capitalismo
|
"Perdedores"
Nazismo - Totalitarismo
|
"Ganhadora"
Socialismo
|
FRANÇA
INGLATERRA
ESTADOS UNIDOS
e outros aliados
|
ALEMANHA
ITÁLIA
JAPÃO
|
UNIÃO SOVIÉTICA
|
Com o fim da 2ª Guerra surgem duas
superpotências: Estados Unidos (capilatista) e União Soviética (socialista), que iniciam uma disputa
pelo poder mundial, iniciando a Guerra Fria
|